segunda-feira, 25 de abril de 2011

Podcast como apoio pedagógico


O uso de tecnologias da informação, no espaço escolar, tem sido cada vez mais presente nesse ambiente, já que o acesso as informações e aos conhecimentos acontecem de forma rápida (em “tempo real”) possibilitando às crianças um contato com o mundo em que a cerca.

Esse contato seja por meio das diversas redes sociais (Blogs, Facebooks, Orkut, Twitter, etc.), ou seja, a partir de outras tecnologias da comunicação como as rádios, os vídeos, os jornais e a internet. Essas ferramentas podem contribuir, de maneira significativa, quando utilizadas como apoio pedagógico.

Assim, este Blog traz como destaque o PODCAST como uma ferramenta de apoio educacional que, segundo Moran: 


“são arquivos digitais, que se assemelham a programas de rádio e podem ser baixados da internet usando a tecnologia RSS, que avisa quando há um novo episódio colocado na rede e permite que ele seja baixado para o computador” (2008, p. 05).

Com isso, esperamos que todas/os possam usufruir desse blog e aprender um pouco mais sobre o Podcast e a sua importância no ensino e aprendizagem das crianças (atores fundamentais nesse processo).




sexta-feira, 22 de abril de 2011

:: VÍDEO SOBRE PODCAST ::

Com este vídeo podemos ver: o que é um Podcast; para o que serve; e como pode ser utilizado como uma ferramenta de apoio educacional. Vale a pena conferir!

domingo, 10 de abril de 2011

Podcast: origem e significado

Podcasts advêem da junção das palavras palavra “iPod” (da Apple) e broadcast – ou transmissão online. Em palavras simples, podcasts são como os talk-shows de rádio, porém em vez de serem transmitidos em tempo real, o áudio é gravado para um formato de áudio compartilhável – geralmente o MP3 – e depois disponibilizado para download no site do autor.
 

Disponível em: <http://www.mundotecno.info/internet/podcasts-afinal-de-contas-o-que-sao> acesso em 10 de abril 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O uso do Podcast na escola


Apesar de o Podcast ser um arquivo que pode ser distribuído online, sem restrições e sem censuras, ele pode ser repensado e utilizado como um ótimo recurso educacional.
O ideal é que ele seja algo interessante e que tenha certa finalidade. Inicialmente, na sala de aula, o aluno deve ser incentivado a pesquisar sobre essa ferramenta e sobre o assunto que vai ser abordado, até chegar ao processo final de gravação de um Podcast. Para isso, seria necessário que o professor refletisse sobre a real necessidade do assunto a ser tratado - principalmente se faz parte da realidade do aluno - e se existem recursos suficientes para se iniciar esse estudo.
Porém, o Podcast exige um acesso à Internet de qualidade, o que ainda não ocorre em muitos lugares do país. Além disso, durante a produção e disponibilização de conteúdo, deve-se atentar para questões de direitos autorais, pois nem tudo é livre.