domingo, 8 de maio de 2011

A importância da tecnologia como ferramenta pedagógica

A tecnologia é algo que vem tomando uma proporção em nossa assim chamada sociedade do conhecimento e com isso, refletido em uma cultura informatizada. Assim, o acesso à essa profusão de informações e  conhecimentos, disponíveis pelas TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) tem apoiado as práticas de ensino de diversos professores em sala de aula.

A utilização das TICs no espaço escolar, neste sentido, possibilita: dinamizar as aulas; estimular os alunos às novas descobertas e a produção de novos conhecimentos a partir dessa busca; e oferecer recursos de mídia para que possam renovar o processo de ensino-aprendizagem, permitindo-lhes  que estudem e aprendam com mais atratividade e interação. 
 
Ao fazer uso da tecnologia a favor da educação, não se trata da solução para a educação em nosso país , mas  propicia contribuições significativas na democratização do acesso ao bens culturais (ou seja, as informações, os saberes e os conhecimentos da realidade social e do mundo). 
 
 A escola  tem o papel fundamental de oferecer aos alunos meios para que possam interagir com o mundo tecnológico, e incentivá-los em sua formação como sujeitos críticos e conscientes  a  não se contentarem às informações dadas . O papel do professor  nesse processo é de suma importância, pois sendo um mediador no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, torna-se necessário sempre aprimorar seus conhecimentos a fim de trabalhar da melhor maneira com o uso das tecnologias em seu exercício como educador. 
 
Diante disso, não basta somente que a escola tenha as tecnologias. É preciso saber utilizá-las de modo que elas sejam melhor aproveitadas em relação a educação. Este seria um meio para as desigualdades sociais serem reduzidas, pois  com o acesso à inclusão digital (como um direito de todos) por meio da escola, isso certamente contribuiria para que os alunos tivessem mais oportunidades na sociedade.
 
Na conjuntura atual, em que  se deve ter conhecimentos sobre os recursos tecnológicos para não ficar à margem nessa sociedade do conhecimento, Moran (2008) nos aponta que “as tecnologias nos ajudam a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso, caótico, disperso”. Segundo Lima,  a tecnologia é:
 
 muito mais que apenas equipamentos, máquinas e computadores. A organização funciona a partir da operação de dois sistemas que dependem um do outro de maneira variada. Existe um sistema técnico, formado pelas técnicas e ferramentas e utilizadas para realizar cada tarefa. Existe também um sistema social, com suas necessidades, expectativas, e sentimentos sobre o trabalho. Os dois sistemas são simultaneamente otimizados quando os requisitos da tecnologia e as necessidades das pessoas são atendidos conjuntamente. Assim, é possível distinguir entre tecnologia (conhecimento) e sistema técnico (combinação especifica de máquinas e métodos empregados para obter um resultado desejado). ( LIMA in ROSINI,1994)
 

Dessa forma é imprescindível que as escolas tenham tanto o recurso material quanto a qualificação dos profissionais para que haja um bom desempenho no uso das tecnologias na educação.


ROSINI, Alessandro Marco. O uso da tecnologia da informática na educação. Uma reflexão no ensino com crianças. Disponível em: <http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm> acesso em: 01 de maio de 2011.
 
Silva, Divina Salvador.  A importância da tecnologia na educação. Disponível em:<http://pedtec.blogspot.com/> acesso em: 01 de maio de 2011.
 

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