sábado, 7 de maio de 2011

Webquest: uma metodologia de pesquisa na internet - Parte 1

O uso da Webquest como apoio educacional.

Pouco se fala sobre o uso da “Webquest”, como apoio educacional, no espaço escolar. Este recurso, presente desde os anos de 1995, desenvolvido por Bernie Dogde (professor da Universidade Estadual da Califórnia- EUA) possibilitou uma nova maneira de utilizar a internet - como meio de pesquisa - para que os alunos pudessem ter: a autonomia de selecionar textos; comparar páginas; entender e contextualizar dados; avaliar e aplicar de forma crítica e criativa as informações obtidas, a fim de produzir um novo conhecimento. 

Mas, o que é Webquest?

A Webquest (web= rede de hiperligações / quest = questionamento, busca ou pesquisa) consiste em uma metodologia didática de pesquisa, elaborada e orientada pelo professor, mas realizada pelos alunos (reunidos em grupos) que buscam cumprir determinada tarefa a partir da utilização da internet. 

De acordo com Moran, “a webquest sempre parte de um tema e propõe uma tarefa, que envolve consultar fontes de informações especialmente selecionadas pelo professor” (2008, p. 4), seja por meio de livros, revistas e jornais online, seja a partir de bibliotecas virtuais, vídeos e blogs. O professor, nesse sentido, deverá dispor de algum conhecimento de informática, pois pesquisará previamente o tema solicitado e indicará o caminho em que a pesquisa será trilhada.

Como elaborar uma Webquest?

A Webquest pode ser elaborada de acordo com a duração da tarefa aplicada pelo professor e a dimensão da aprendizagem envolvida. Assim, temos: a Webquest curta, “que leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos” (MORAN, 2008, p. 4); e a Webquest longa, “que leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos”            (MORAN, 2008, p. 4).

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